O Centro Cívico de Carnaxide deu início ao VIº Carnaxide Street Challenge, no dia 1 de junho, à 1ª etapa circuito de 2014, com uma quadra renovada, muito calor e o habitual grande número de participantes.

Tomás Pinto, Guilherme Lima e João Santos foram os grandes vencedores nas categorias sub-12, sub-16 e Open.

 A competição começou com os skaters mais novos e na fase das eliminatórias decorreu no formato de jam de 1’30 com dois skaters. Seguiram-se os sub-16 e a categoria Open. Depois dos cerca de 60 participantes darem o seu melhor, coube ao jurí decidir quem avançava para a fase final em cada uma das categorias.

 10 skaters de cada uma das categorias foram apurados para a última fase da prova e andaram desta vez na primeira run com a duração de 1’, onde andaram dois riders e a segunda run individualmente durante 1’, onde tinham a oportunidade de impressionar com mais facilidade o júri.

 Nos sub-12, Tomás Pinto que já tinha dominado com vantagem a fase das eliminatórias não deu hipótese à concorrência e levou o 1º lugar para Almada, seguido de Afonso Fernandes de Odivelas que melhorou a sua prestação das eliminatórias terminando a final em 2º lugar e André Amaral de Sintra (em 3º).

 Os sub-16, foram uma surpresa pelo nível das manobras realizadas pelos atletas desta idade. Guilherme Lima, mesmo lesionado conseguiu mostrar o seu valor levando para Rio de Mouro o 1º lugar. Em 2º e 3º lugar, ficaram os atletas Rodrigo Oliveira de Almeirim e João Miguel de Odivelas, respetivamente.

 Na categoria open, a luta pelos lugares do pódio ficou reservada ao João Santos, Gustavo Ribeiro e ao Fábio Dinis. João Santos sempre com um à vontade de switch, levou para a Lourinhã o 1º lugar. Gustavo Ribeiro foi o mais consistente, e apesar de arriscar algumas manobras mais técnicas, não teve muitas falhas, levando o 2º lugar para Carnaxide. O 3º lugar ficou para um dos alunos do street de Almada, Fábio Dinis que dominou o rail da quadra.

A Vox Portugal organizou “A corrida mais louca do mundo” onde os skaters organizaram-se por equipas para realizar um percurso de estafetas mas sempre utilizando o skate como meio de transporte. No final os vencedores do Cacém levaram para casa ténis da Vox.

Este ano o obstáculo do Best Trick foi um Kicker to Rail que criou bastante entusiasmo nos skaters, onde todos ansiavam por quem é que iria fazer o melhor truque. O prémio final foi entregue ao Gabriel Ribeiro com um Backside Lipslide e ao Fábio Dinis com um Frontside Feeble.

O Carnaxide Street Challenge foi organizado pela Skate House em parceria com a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas e conta com os patrocínios especiais da Sumol Compal, Kinky, PD Skateboards e Pizza Hut; com os apoios da Vox, Ezekiel, Makia, Urbanears, Vestal e Sabre; e os apoios institucionais da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas e C.M. de Oeiras. E como media partners a ONSK8, a Surge e a Skatebyte.

 

Resultados

Open

1º João Santos

2º Gustavo Ribeiro (Team PD Skateboards)

3º Fábio Dinis

 

Sub-16

1º Guilherme Lima

2º Rodrigo Oliveira

3º João Miguel

 

Sub-12

1º Tomás Pinto

2º Afonso Fernandes

3º André Amaral